SÉRIE:
· 6° ano
OBJETIVOS:
· Distinguir os padrões de mediadas de tempo e construir periodização para os temas;
· Relacionar a situação presente a experiências passadas;
· Refletir acerca do conceito de tempo na história;
· Perceber que o tempo está ligado a experiência pessoal e a memória;
SUGESTÃO DE PROGRAMAS:
· Internet Explorer
· PowerPoint ou Movie Maker
JUSTIFICATIVA:
Estamos tão acostumados a idéia de “tempo” que não paramos para pensar sobre sua importância na construção da nossa história - individual ou coletiva – e muitas vezes não nos damos conta, que esses conceitos nem sempre tiveram a importância que hoje lhes atribuímos.
É importante lembrar que o tempo está ligado a fala e consequentemente a audição, e que em sua maioria, os povos têm algum método para registrar e marcar o tempo, fundado nas fases da natureza. Ao entender a importância do “tempo” e como ele domina nossas vidas, modo de pensar e agir, talvez possamos entender nossa situação presente e utilizar as experiências passadas numa tentativa para a construção de um futuro melhor.
ROTEIRO DE ATIVIDADES
SÉRIE:
· 6° ano
OBJETIVOS:
· Distinguir os padrões de mediadas de tempo e construir periodização para os temas;
· Relacionar a situação presente a experiências passadas;
· Refletir acerca do conceito de tempo na história;
· Perceber que o tempo está ligado a experiência pessoal e a memória;
SUGESTÃO DE PROGRAMAS:
· Internet Explorer
· PowerPoint ou Movie Maker
JUSTIFICATIVA:
Estamos tão acostumados a idéia de “tempo” que não paramos para pensar sobre sua importância na construção da nossa história - individual ou coletiva – e muitas vezes não nos damos conta, que esses conceitos nem sempre tiveram a importância que hoje lhes atribuímos.
É importante lembrar que o tempo está ligado a fala e consequentemente a audição, e que em sua maioria, os povos têm algum método para registrar e marcar o tempo, fundado nas fases da natureza. Ao entender a importância do “tempo” e como ele domina nossas vidas, modo de pensar e agir, talvez possamos entender nossa situação presente e utilizar as experiências passadas numa tentativa para a construção de um futuro melhor.
ROTEIRO DE ATIVIDADES
1. Consciência do tempo: tempo e vida social
· Iniciar a aula com a leitura da seguinte parlenda:
O tempo perguntou ao tempo
Quanto tempo o tempo tem
O tempo respondeu ao tempo
Que o tempo tem tanto tempo
Quanto tempo o tempo tem
· Discutir com a turma o que eles compreendem sobre o “tempo”;
· Após discussão, falar sobre a definição de tempo, sobre nosso sentido do tempo, e que esta noção é abstrata e não absoluta. Deixando claro que “tempo” é diferente de data, horas e calendário, pois estes são convenções para registrar as experiências e controlar o futuro.
· Comentar sobre o livro “Volta ao mundo em 80 dias” de Júlio Verne, para exemplificar a temática discutida, pois no livro, o herói, prestes a completar sua viagem na direção leste, pensava ter levado mais de 80 dias, mas como não tinha retrocedido seu calendário ao cruzar a linha da data, descobriu na chegada que estava um dia a frente.
· Apresentar o projeto e calendário das atividades.
2. Oficina de Vivências
· Propor aos alunos montar uma linha de tempo no PowerPoint ou Movie Maker, traçando um paralelo entre sua história, a de seus pais e avós, com a história de sua cidade (país ou mundo).
· A partir de sua própria história, o aluno montará uma apresentação com fotos e depoimentos, de seus pais, tios e avós, tendo como marco de sua linha de tempo, a data de seu próprio nascimento. Ele deverá relacionar fatos que sucederam seu nascimento, assim como os que sejam posteriores, valorizando suas vivências pessoais para comparar hábitos de outras épocas e relativizar padrões de comportamento do próprio tempo. Ele deverá pesquisar com pais e avós, as formas de trabalhos, de vestuário, de pensamento e convivências, como forma de evidenciar as relações sociais, econômicas e políticas que caracterizavam o modo de vida da sociedade em tempos passados, e como eram esses sujeitos em diferentes épocas. Construindo relações entre os eventos e contexto históricos e como estes, favoreceram a permanência e/ou transformações em épocas distintas.
· Após apresentação do trabalho, incentivar a discussão sobre os aspectos apresentados pelos alunos, estabelecendo comparação entre os depoimentos coletados com os familiares sobre épocas passadas com o próprio cotidiano do aluno.
· Os alunos deverão ser orientados a também usarem fotos, recortes de jornais e revistas para montar sua linha de tempo.
· A atividade culminará em exposição dos trabalhos confeccionados em murais ou no site da escola.
3. Avaliação
· O aluno será avaliado durante todo o processo de desenvolvimento do trabalho (pesquisa, resumo e utilização dos softwares). Sendo levado em consideração a participação, comportamento e a utilização correta dos softwares apresentados.
4. Informações adicionais
O trabalho será dividido em três partes:
· 1ª PARTE:
Essa etapa do trabalho se refere à pesquisa do tema, através da Internet, livros, jornais e revistas. De onde se retirará o conteúdo para se desenvolver uma resenha .
Obs.: Esse resumo deverá ser feito utilizando as palavras e pensamentos do aluno com base nos argumentos pesquisados, pois não se trata de uma cópia simplesmente.
· 2ª PARTE:
Nesta etapa do Projeto, o aluno deverá utilizar o Microsoft Power Point ou Movie Maker, onde criará no mínimo cinco (5) slides para apresentar sua pesquisa, seguindo as seguintes recomendações:
1) O trabalho deverá ter: capa (com título do trabalho); contracapa (com identificação do aluno); introdução; desenvolvimento e conclusão.
2) Os slides deverão conter efeitos de transição entre eles e conter fotos ou figuras ilustrativas.
3) O trabalho deverá ser entregue em à professora de Informática na data marcada.
· 3ª PARTE:
A última etapa do projeto é destinada a apresentação do trabalho para todo o grupo, fomentando assim, uma discussão sobre a importância do “tempo” na história e sua relação com a sociedade dos tempos passados e de seu próprio tempo.
1. Consciência do tempo: tempo e vida social
· Iniciar a aula com a leitura da seguinte parlenda:
O tempo perguntou ao tempo
Quanto tempo o tempo tem
O tempo respondeu ao tempo
Que o tempo tem tanto tempo
Quanto tempo o tempo tem
· Discutir com a turma o que eles compreendem sobre o “tempo”;
· Após discussão, falar sobre a definição de tempo, sobre nosso sentido do tempo, e que esta noção é abstrata e não absoluta. Deixando claro que “tempo” é diferente de data, horas e calendário, pois estes são convenções para registrar as experiências e controlar o futuro.
· Comentar sobre o livro “Volta ao mundo em 80 dias” de Júlio Verne, para exemplificar a temática discutida, pois no livro, o herói, prestes a completar sua viagem na direção leste, pensava ter levado mais de 80 dias, mas como não tinha retrocedido seu calendário ao cruzar a linha da data, descobriu na chegada que estava um dia a frente.
· Apresentar o projeto e calendário das atividades.
2. Oficina de Vivências
· Propor aos alunos montar uma linha de tempo no PowerPoint ou Movie Maker, traçando um paralelo entre sua história, a de seus pais e avós, com a história de sua cidade (país ou mundo).
· A partir de sua própria história, o aluno montará uma apresentação com fotos e depoimentos, de seus pais, tios e avós, tendo como marco de sua linha de tempo, a data de seu próprio nascimento. Ele deverá relacionar fatos que sucederam seu nascimento, assim como os que sejam posteriores, valorizando suas vivências pessoais para comparar hábitos de outras épocas e relativizar padrões de comportamento do próprio tempo. Ele deverá pesquisar com pais e avós, as formas de trabalhos, de vestuário, de pensamento e convivências, como forma de evidenciar as relações sociais, econômicas e políticas que caracterizavam o modo de vida da sociedade em tempos passados, e como eram esses sujeitos em diferentes épocas. Construindo relações entre os eventos e contexto históricos e como estes, favoreceram a permanência e/ou transformações em épocas distintas.
· Após apresentação do trabalho, incentivar a discussão sobre os aspectos apresentados pelos alunos, estabelecendo comparação entre os depoimentos coletados com os familiares sobre épocas passadas com o próprio cotidiano do aluno.
· Os alunos deverão ser orientados a também usarem fotos, recortes de jornais e revistas para montar sua linha de tempo.
· A atividade culminará em exposição dos trabalhos confeccionados em murais ou no site da escola.
3. Avaliação
· O aluno será avaliado durante todo o processo de desenvolvimento do trabalho (pesquisa, resumo e utilização dos softwares). Sendo levado em consideração a participação, comportamento e a utilização correta dos softwares apresentados.
4. Informações adicionais
O trabalho será dividido em três partes:
· 1ª PARTE:
Essa etapa do trabalho se refere à pesquisa do tema, através da Internet, livros, jornais e revistas. De onde se retirará o conteúdo para se desenvolver uma resenha .
Obs.: Esse resumo deverá ser feito utilizando as palavras e pensamentos do aluno com base nos argumentos pesquisados, pois não se trata de uma cópia simplesmente.
· 2ª PARTE:
Nesta etapa do Projeto, o aluno deverá utilizar o Microsoft Power Point ou Movie Maker, onde criará no mínimo cinco (5) slides para apresentar sua pesquisa, seguindo as seguintes recomendações:
1) O trabalho deverá ter: capa (com título do trabalho); contracapa (com identificação do aluno); introdução; desenvolvimento e conclusão.
2) Os slides deverão conter efeitos de transição entre eles e conter fotos ou figuras ilustrativas.
3) O trabalho deverá ser entregue em à professora de Informática na data marcada.
· 3ª PARTE:
A última etapa do projeto é destinada a apresentação do trabalho para todo o grupo, fomentando assim, uma discussão sobre a importância do “tempo” na história e sua relação com a sociedade dos tempos passados e de seu próprio tempo.
Projeto Biografia
Sugestão enviada pela PR Maria Lúcia
PROJETO MINHA BIOGRAFIA
TEMA:
· História e o tempo
SÉRIE:
· 6° ano
OBJETIVOS:
· Distinguir os padrões de mediadas de tempo e construir periodização para os temas;
· Relacionar a situação presente a experiências passadas;
· Refletir acerca do conceito de tempo na história;
· Perceber que o tempo está ligado a experiência pessoal e a memória;
SUGESTÃO DE PROGRAMAS:
· Internet Explorer
· PowerPoint ou Movie Maker
JUSTIFICATIVA:
Estamos tão acostumados a idéia de “tempo” que não paramos para pensar sobre sua importância na construção da nossa história - individual ou coletiva – e muitas vezes não nos damos conta, que esses conceitos nem sempre tiveram a importância que hoje lhes atribuímos.
É importante lembrar que o tempo está ligado a fala e consequentemente a audição, e que em sua maioria, os povos têm algum método para registrar e marcar o tempo, fundado nas fases da natureza. Ao entender a importância do “tempo” e como ele domina nossas vidas, modo de pensar e agir, talvez possamos entender nossa situação presente e utilizar as experiências passadas numa tentativa para a construção de um futuro melhor.
ROTEIRO DE ATIVIDADES
1. Consciência do tempo: tempo e vida social
· Iniciar a aula com a leitura da seguinte parlenda:
O tempo perguntou ao tempo
Quanto tempo o tempo tem
O tempo respondeu ao tempo
Que o tempo tem tanto tempo
Quanto tempo o tempo tem
· Discutir com a turma o que eles compreendem sobre o “tempo”;
· Após discussão, falar sobre a definição de tempo, sobre nosso sentido do tempo, e que esta noção é abstrata e não absoluta. Deixando claro que “tempo” é diferente de data, horas e calendário, pois estes são convenções para registrar as experiências e controlar o futuro.
· Comentar sobre o livro “Volta ao mundo em 80 dias” de Júlio Verne, para exemplificar a temática discutida, pois no livro, o herói, prestes a completar sua viagem na direção leste, pensava ter levado mais de 80 dias, mas como não tinha retrocedido seu calendário ao cruzar a linha da data, descobriu na chegada que estava um dia a frente.
· Apresentar o projeto e calendário das atividades.
2. Oficina de Vivências
· Propor aos alunos montar uma linha de tempo no PowerPoint ou Movie Maker, traçando um paralelo entre sua história, a de seus pais e avós, com a história de sua cidade (país ou mundo).
· A partir de sua própria história, o aluno montará uma apresentação com fotos e depoimentos, de seus pais, tios e avós, tendo como marco de sua linha de tempo, a data de seu próprio nascimento. Ele deverá relacionar fatos que sucederam seu nascimento, assim como os que sejam posteriores, valorizando suas vivências pessoais para comparar hábitos de outras épocas e relativizar padrões de comportamento do próprio tempo. Ele deverá pesquisar com pais e avós, as formas de trabalhos, de vestuário, de pensamento e convivências, como forma de evidenciar as relações sociais, econômicas e políticas que caracterizavam o modo de vida da sociedade em tempos passados, e como eram esses sujeitos em diferentes épocas. Construindo relações entre os eventos e contexto históricos e como estes, favoreceram a permanência e/ou transformações em épocas distintas.
· Após apresentação do trabalho, incentivar a discussão sobre os aspectos apresentados pelos alunos, estabelecendo comparação entre os depoimentos coletados com os familiares sobre épocas passadas com o próprio cotidiano do aluno.
· Os alunos deverão ser orientados a também usarem fotos, recortes de jornais e revistas para montar sua linha de tempo.
· A atividade culminará em exposição dos trabalhos confeccionados em murais ou no site da escola.
3. Avaliação
· O aluno será avaliado durante todo o processo de desenvolvimento do trabalho (pesquisa, resumo e utilização dos softwares). Sendo levado em consideração a participação, comportamento e a utilização correta dos softwares apresentados.
4. Informações adicionais
O trabalho será dividido em três partes:
· 1ª PARTE:
Essa etapa do trabalho se refere à pesquisa do tema, através da Internet, livros, jornais e revistas. De onde se retirará o conteúdo para se desenvolver uma resenha .
Obs.: Esse resumo deverá ser feito utilizando as palavras e pensamentos do aluno com base nos argumentos pesquisados, pois não se trata de uma cópia simplesmente.
· 2ª PARTE:
Nesta etapa do Projeto, o aluno deverá utilizar o Microsoft Power Point ou Movie Maker, onde criará no mínimo cinco (5) slides para apresentar sua pesquisa, seguindo as seguintes recomendações:
1) O trabalho deverá ter: capa (com título do trabalho); contracapa (com identificação do aluno); introdução; desenvolvimento e conclusão.
2) Os slides deverão conter efeitos de transição entre eles e conter fotos ou figuras ilustrativas.
3) O trabalho deverá ser entregue em à professora de Informática na data marcada.
· 3ª PARTE:
A última etapa do projeto é destinada a apresentação do trabalho para todo o grupo, fomentando assim, uma discussão sobre a importância do “tempo” na história e sua relação com a sociedade dos tempos passados e de seu próprio tempo.
BIBLIOGRAFIA:
· ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1998.
· FEBVRE, Lucien. O homem do século XVI. Texto adaptado de conferência realizada na USP, em 1949. Mimeo
· WHITROW, G. F. O tempo na história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1993
· 6° ano
OBJETIVOS:
· Distinguir os padrões de mediadas de tempo e construir periodização para os temas;
· Relacionar a situação presente a experiências passadas;
· Refletir acerca do conceito de tempo na história;
· Perceber que o tempo está ligado a experiência pessoal e a memória;
SUGESTÃO DE PROGRAMAS:
· Internet Explorer
· PowerPoint ou Movie Maker
JUSTIFICATIVA:
Estamos tão acostumados a idéia de “tempo” que não paramos para pensar sobre sua importância na construção da nossa história - individual ou coletiva – e muitas vezes não nos damos conta, que esses conceitos nem sempre tiveram a importância que hoje lhes atribuímos.
É importante lembrar que o tempo está ligado a fala e consequentemente a audição, e que em sua maioria, os povos têm algum método para registrar e marcar o tempo, fundado nas fases da natureza. Ao entender a importância do “tempo” e como ele domina nossas vidas, modo de pensar e agir, talvez possamos entender nossa situação presente e utilizar as experiências passadas numa tentativa para a construção de um futuro melhor.
ROTEIRO DE ATIVIDADES
SÉRIE:
· 6° ano
OBJETIVOS:
· Distinguir os padrões de mediadas de tempo e construir periodização para os temas;
· Relacionar a situação presente a experiências passadas;
· Refletir acerca do conceito de tempo na história;
· Perceber que o tempo está ligado a experiência pessoal e a memória;
SUGESTÃO DE PROGRAMAS:
· Internet Explorer
· PowerPoint ou Movie Maker
JUSTIFICATIVA:
Estamos tão acostumados a idéia de “tempo” que não paramos para pensar sobre sua importância na construção da nossa história - individual ou coletiva – e muitas vezes não nos damos conta, que esses conceitos nem sempre tiveram a importância que hoje lhes atribuímos.
É importante lembrar que o tempo está ligado a fala e consequentemente a audição, e que em sua maioria, os povos têm algum método para registrar e marcar o tempo, fundado nas fases da natureza. Ao entender a importância do “tempo” e como ele domina nossas vidas, modo de pensar e agir, talvez possamos entender nossa situação presente e utilizar as experiências passadas numa tentativa para a construção de um futuro melhor.
ROTEIRO DE ATIVIDADES
1. Consciência do tempo: tempo e vida social
· Iniciar a aula com a leitura da seguinte parlenda:
O tempo perguntou ao tempo
Quanto tempo o tempo tem
O tempo respondeu ao tempo
Que o tempo tem tanto tempo
Quanto tempo o tempo tem
· Discutir com a turma o que eles compreendem sobre o “tempo”;
· Após discussão, falar sobre a definição de tempo, sobre nosso sentido do tempo, e que esta noção é abstrata e não absoluta. Deixando claro que “tempo” é diferente de data, horas e calendário, pois estes são convenções para registrar as experiências e controlar o futuro.
· Comentar sobre o livro “Volta ao mundo em 80 dias” de Júlio Verne, para exemplificar a temática discutida, pois no livro, o herói, prestes a completar sua viagem na direção leste, pensava ter levado mais de 80 dias, mas como não tinha retrocedido seu calendário ao cruzar a linha da data, descobriu na chegada que estava um dia a frente.
· Apresentar o projeto e calendário das atividades.
2. Oficina de Vivências
· Propor aos alunos montar uma linha de tempo no PowerPoint ou Movie Maker, traçando um paralelo entre sua história, a de seus pais e avós, com a história de sua cidade (país ou mundo).
· A partir de sua própria história, o aluno montará uma apresentação com fotos e depoimentos, de seus pais, tios e avós, tendo como marco de sua linha de tempo, a data de seu próprio nascimento. Ele deverá relacionar fatos que sucederam seu nascimento, assim como os que sejam posteriores, valorizando suas vivências pessoais para comparar hábitos de outras épocas e relativizar padrões de comportamento do próprio tempo. Ele deverá pesquisar com pais e avós, as formas de trabalhos, de vestuário, de pensamento e convivências, como forma de evidenciar as relações sociais, econômicas e políticas que caracterizavam o modo de vida da sociedade em tempos passados, e como eram esses sujeitos em diferentes épocas. Construindo relações entre os eventos e contexto históricos e como estes, favoreceram a permanência e/ou transformações em épocas distintas.
· Após apresentação do trabalho, incentivar a discussão sobre os aspectos apresentados pelos alunos, estabelecendo comparação entre os depoimentos coletados com os familiares sobre épocas passadas com o próprio cotidiano do aluno.
· Os alunos deverão ser orientados a também usarem fotos, recortes de jornais e revistas para montar sua linha de tempo.
· A atividade culminará em exposição dos trabalhos confeccionados em murais ou no site da escola.
3. Avaliação
· O aluno será avaliado durante todo o processo de desenvolvimento do trabalho (pesquisa, resumo e utilização dos softwares). Sendo levado em consideração a participação, comportamento e a utilização correta dos softwares apresentados.
4. Informações adicionais
O trabalho será dividido em três partes:
· 1ª PARTE:
Essa etapa do trabalho se refere à pesquisa do tema, através da Internet, livros, jornais e revistas. De onde se retirará o conteúdo para se desenvolver uma resenha .
Obs.: Esse resumo deverá ser feito utilizando as palavras e pensamentos do aluno com base nos argumentos pesquisados, pois não se trata de uma cópia simplesmente.
· 2ª PARTE:
Nesta etapa do Projeto, o aluno deverá utilizar o Microsoft Power Point ou Movie Maker, onde criará no mínimo cinco (5) slides para apresentar sua pesquisa, seguindo as seguintes recomendações:
1) O trabalho deverá ter: capa (com título do trabalho); contracapa (com identificação do aluno); introdução; desenvolvimento e conclusão.
2) Os slides deverão conter efeitos de transição entre eles e conter fotos ou figuras ilustrativas.
3) O trabalho deverá ser entregue em à professora de Informática na data marcada.
· 3ª PARTE:
A última etapa do projeto é destinada a apresentação do trabalho para todo o grupo, fomentando assim, uma discussão sobre a importância do “tempo” na história e sua relação com a sociedade dos tempos passados e de seu próprio tempo.
1. Consciência do tempo: tempo e vida social
· Iniciar a aula com a leitura da seguinte parlenda:
O tempo perguntou ao tempo
Quanto tempo o tempo tem
O tempo respondeu ao tempo
Que o tempo tem tanto tempo
Quanto tempo o tempo tem
· Discutir com a turma o que eles compreendem sobre o “tempo”;
· Após discussão, falar sobre a definição de tempo, sobre nosso sentido do tempo, e que esta noção é abstrata e não absoluta. Deixando claro que “tempo” é diferente de data, horas e calendário, pois estes são convenções para registrar as experiências e controlar o futuro.
· Comentar sobre o livro “Volta ao mundo em 80 dias” de Júlio Verne, para exemplificar a temática discutida, pois no livro, o herói, prestes a completar sua viagem na direção leste, pensava ter levado mais de 80 dias, mas como não tinha retrocedido seu calendário ao cruzar a linha da data, descobriu na chegada que estava um dia a frente.
· Apresentar o projeto e calendário das atividades.
2. Oficina de Vivências
· Propor aos alunos montar uma linha de tempo no PowerPoint ou Movie Maker, traçando um paralelo entre sua história, a de seus pais e avós, com a história de sua cidade (país ou mundo).
· A partir de sua própria história, o aluno montará uma apresentação com fotos e depoimentos, de seus pais, tios e avós, tendo como marco de sua linha de tempo, a data de seu próprio nascimento. Ele deverá relacionar fatos que sucederam seu nascimento, assim como os que sejam posteriores, valorizando suas vivências pessoais para comparar hábitos de outras épocas e relativizar padrões de comportamento do próprio tempo. Ele deverá pesquisar com pais e avós, as formas de trabalhos, de vestuário, de pensamento e convivências, como forma de evidenciar as relações sociais, econômicas e políticas que caracterizavam o modo de vida da sociedade em tempos passados, e como eram esses sujeitos em diferentes épocas. Construindo relações entre os eventos e contexto históricos e como estes, favoreceram a permanência e/ou transformações em épocas distintas.
· Após apresentação do trabalho, incentivar a discussão sobre os aspectos apresentados pelos alunos, estabelecendo comparação entre os depoimentos coletados com os familiares sobre épocas passadas com o próprio cotidiano do aluno.
· Os alunos deverão ser orientados a também usarem fotos, recortes de jornais e revistas para montar sua linha de tempo.
· A atividade culminará em exposição dos trabalhos confeccionados em murais ou no site da escola.
3. Avaliação
· O aluno será avaliado durante todo o processo de desenvolvimento do trabalho (pesquisa, resumo e utilização dos softwares). Sendo levado em consideração a participação, comportamento e a utilização correta dos softwares apresentados.
4. Informações adicionais
O trabalho será dividido em três partes:
· 1ª PARTE:
Essa etapa do trabalho se refere à pesquisa do tema, através da Internet, livros, jornais e revistas. De onde se retirará o conteúdo para se desenvolver uma resenha .
Obs.: Esse resumo deverá ser feito utilizando as palavras e pensamentos do aluno com base nos argumentos pesquisados, pois não se trata de uma cópia simplesmente.
· 2ª PARTE:
Nesta etapa do Projeto, o aluno deverá utilizar o Microsoft Power Point ou Movie Maker, onde criará no mínimo cinco (5) slides para apresentar sua pesquisa, seguindo as seguintes recomendações:
1) O trabalho deverá ter: capa (com título do trabalho); contracapa (com identificação do aluno); introdução; desenvolvimento e conclusão.
2) Os slides deverão conter efeitos de transição entre eles e conter fotos ou figuras ilustrativas.
3) O trabalho deverá ser entregue em à professora de Informática na data marcada.
· 3ª PARTE:
A última etapa do projeto é destinada a apresentação do trabalho para todo o grupo, fomentando assim, uma discussão sobre a importância do “tempo” na história e sua relação com a sociedade dos tempos passados e de seu próprio tempo.
Projeto Biografia
Sugestão enviada pela PR Maria Lúcia
PROJETO MINHA BIOGRAFIA
TEMA:
· História e o tempo
SÉRIE:
· 6° ano
OBJETIVOS:
· Distinguir os padrões de mediadas de tempo e construir periodização para os temas;
· Relacionar a situação presente a experiências passadas;
· Refletir acerca do conceito de tempo na história;
· Perceber que o tempo está ligado a experiência pessoal e a memória;
SUGESTÃO DE PROGRAMAS:
· Internet Explorer
· PowerPoint ou Movie Maker
JUSTIFICATIVA:
Estamos tão acostumados a idéia de “tempo” que não paramos para pensar sobre sua importância na construção da nossa história - individual ou coletiva – e muitas vezes não nos damos conta, que esses conceitos nem sempre tiveram a importância que hoje lhes atribuímos.
É importante lembrar que o tempo está ligado a fala e consequentemente a audição, e que em sua maioria, os povos têm algum método para registrar e marcar o tempo, fundado nas fases da natureza. Ao entender a importância do “tempo” e como ele domina nossas vidas, modo de pensar e agir, talvez possamos entender nossa situação presente e utilizar as experiências passadas numa tentativa para a construção de um futuro melhor.
ROTEIRO DE ATIVIDADES
1. Consciência do tempo: tempo e vida social
· Iniciar a aula com a leitura da seguinte parlenda:
O tempo perguntou ao tempo
Quanto tempo o tempo tem
O tempo respondeu ao tempo
Que o tempo tem tanto tempo
Quanto tempo o tempo tem
· Discutir com a turma o que eles compreendem sobre o “tempo”;
· Após discussão, falar sobre a definição de tempo, sobre nosso sentido do tempo, e que esta noção é abstrata e não absoluta. Deixando claro que “tempo” é diferente de data, horas e calendário, pois estes são convenções para registrar as experiências e controlar o futuro.
· Comentar sobre o livro “Volta ao mundo em 80 dias” de Júlio Verne, para exemplificar a temática discutida, pois no livro, o herói, prestes a completar sua viagem na direção leste, pensava ter levado mais de 80 dias, mas como não tinha retrocedido seu calendário ao cruzar a linha da data, descobriu na chegada que estava um dia a frente.
· Apresentar o projeto e calendário das atividades.
2. Oficina de Vivências
· Propor aos alunos montar uma linha de tempo no PowerPoint ou Movie Maker, traçando um paralelo entre sua história, a de seus pais e avós, com a história de sua cidade (país ou mundo).
· A partir de sua própria história, o aluno montará uma apresentação com fotos e depoimentos, de seus pais, tios e avós, tendo como marco de sua linha de tempo, a data de seu próprio nascimento. Ele deverá relacionar fatos que sucederam seu nascimento, assim como os que sejam posteriores, valorizando suas vivências pessoais para comparar hábitos de outras épocas e relativizar padrões de comportamento do próprio tempo. Ele deverá pesquisar com pais e avós, as formas de trabalhos, de vestuário, de pensamento e convivências, como forma de evidenciar as relações sociais, econômicas e políticas que caracterizavam o modo de vida da sociedade em tempos passados, e como eram esses sujeitos em diferentes épocas. Construindo relações entre os eventos e contexto históricos e como estes, favoreceram a permanência e/ou transformações em épocas distintas.
· Após apresentação do trabalho, incentivar a discussão sobre os aspectos apresentados pelos alunos, estabelecendo comparação entre os depoimentos coletados com os familiares sobre épocas passadas com o próprio cotidiano do aluno.
· Os alunos deverão ser orientados a também usarem fotos, recortes de jornais e revistas para montar sua linha de tempo.
· A atividade culminará em exposição dos trabalhos confeccionados em murais ou no site da escola.
3. Avaliação
· O aluno será avaliado durante todo o processo de desenvolvimento do trabalho (pesquisa, resumo e utilização dos softwares). Sendo levado em consideração a participação, comportamento e a utilização correta dos softwares apresentados.
4. Informações adicionais
O trabalho será dividido em três partes:
· 1ª PARTE:
Essa etapa do trabalho se refere à pesquisa do tema, através da Internet, livros, jornais e revistas. De onde se retirará o conteúdo para se desenvolver uma resenha .
Obs.: Esse resumo deverá ser feito utilizando as palavras e pensamentos do aluno com base nos argumentos pesquisados, pois não se trata de uma cópia simplesmente.
· 2ª PARTE:
Nesta etapa do Projeto, o aluno deverá utilizar o Microsoft Power Point ou Movie Maker, onde criará no mínimo cinco (5) slides para apresentar sua pesquisa, seguindo as seguintes recomendações:
1) O trabalho deverá ter: capa (com título do trabalho); contracapa (com identificação do aluno); introdução; desenvolvimento e conclusão.
2) Os slides deverão conter efeitos de transição entre eles e conter fotos ou figuras ilustrativas.
3) O trabalho deverá ser entregue em à professora de Informática na data marcada.
· 3ª PARTE:
A última etapa do projeto é destinada a apresentação do trabalho para todo o grupo, fomentando assim, uma discussão sobre a importância do “tempo” na história e sua relação com a sociedade dos tempos passados e de seu próprio tempo.
BIBLIOGRAFIA:
· ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1998.
· FEBVRE, Lucien. O homem do século XVI. Texto adaptado de conferência realizada na USP, em 1949. Mimeo
· WHITROW, G. F. O tempo na história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1993