terça-feira, 23 de outubro de 2012

PROJETO MINHA BIOGRAFIA TEMA:

SÉRIE:



·        6° ano



OBJETIVOS:



·        Distinguir os padrões de mediadas de tempo e construir periodização para os temas;

·        Relacionar a situação presente a experiências passadas;

·        Refletir acerca do conceito de tempo na história;

·        Perceber que o tempo está ligado a experiência pessoal e a memória;



SUGESTÃO DE PROGRAMAS:



·        Internet Explorer

·        PowerPoint ou  Movie Maker



JUSTIFICATIVA:



Estamos tão acostumados a idéia de “tempo” que não paramos para pensar sobre sua importância na construção da nossa história - individual ou coletiva – e muitas vezes não nos damos conta, que esses conceitos nem sempre tiveram a importância que hoje lhes atribuímos. 

É importante lembrar que o tempo está ligado a fala e consequentemente a audição, e que em sua maioria, os povos têm algum método para registrar e marcar o tempo, fundado nas fases da natureza. Ao entender a importância do “tempo” e como ele domina nossas vidas, modo de pensar e agir, talvez possamos entender nossa situação presente e utilizar as experiências passadas numa tentativa para a construção de um futuro melhor.



ROTEIRO DE ATIVIDADES



 SÉRIE:



·        6° ano



OBJETIVOS:



·        Distinguir os padrões de mediadas de tempo e construir periodização para os temas;

·        Relacionar a situação presente a experiências passadas;

·        Refletir acerca do conceito de tempo na história;

·        Perceber que o tempo está ligado a experiência pessoal e a memória;



SUGESTÃO DE PROGRAMAS:



·        Internet Explorer

·        PowerPoint ou  Movie Maker



JUSTIFICATIVA:



Estamos tão acostumados a idéia de “tempo” que não paramos para pensar sobre sua importância na construção da nossa história - individual ou coletiva – e muitas vezes não nos damos conta, que esses conceitos nem sempre tiveram a importância que hoje lhes atribuímos. 

É importante lembrar que o tempo está ligado a fala e consequentemente a audição, e que em sua maioria, os povos têm algum método para registrar e marcar o tempo, fundado nas fases da natureza. Ao entender a importância do “tempo” e como ele domina nossas vidas, modo de pensar e agir, talvez possamos entender nossa situação presente e utilizar as experiências passadas numa tentativa para a construção de um futuro melhor.



ROTEIRO DE ATIVIDADES





1.      Consciência do tempo: tempo e vida social



·        Iniciar a aula com a leitura da seguinte parlenda:



O tempo perguntou ao tempo
Quanto tempo o tempo tem
O tempo respondeu ao tempo

Que o tempo tem tanto tempo

Quanto tempo o tempo tem



·        Discutir com a turma o que eles compreendem sobre o “tempo”;



·        Após discussão, falar sobre a definição de tempo, sobre nosso sentido do tempo, e que esta noção é abstrata e não absoluta. Deixando claro que “tempo” é diferente de data, horas e calendário, pois estes são convenções para registrar as experiências e controlar o futuro.



·        Comentar sobre o livro “Volta ao mundo em 80 dias” de Júlio Verne, para exemplificar a temática discutida, pois no livro, o herói, prestes a completar sua viagem na direção leste, pensava ter levado mais de 80 dias, mas como não tinha retrocedido seu calendário ao cruzar a linha da data, descobriu na chegada que estava um dia a frente.



·        Apresentar o projeto e calendário das atividades.





2.      Oficina de Vivências



·        Propor aos alunos montar uma linha de tempo no PowerPoint ou Movie Maker, traçando um paralelo entre sua história, a de seus pais e avós, com a história de sua cidade (país ou mundo).



·        A partir de sua própria história, o aluno montará uma apresentação com fotos e depoimentos, de seus pais, tios e avós, tendo como marco de sua linha de tempo, a data de seu próprio nascimento. Ele deverá relacionar fatos que sucederam seu nascimento, assim como os que sejam posteriores, valorizando suas vivências pessoais para comparar hábitos de outras épocas e relativizar padrões de comportamento do próprio tempo. Ele deverá pesquisar com pais e avós, as formas de trabalhos, de vestuário, de pensamento e convivências, como forma de evidenciar as relações sociais, econômicas e políticas que caracterizavam o modo de vida da sociedade em tempos passados, e como eram esses sujeitos em diferentes épocas. Construindo relações entre os eventos e contexto históricos e  como estes, favoreceram a permanência e/ou transformações em épocas distintas.



·        Após apresentação do trabalho, incentivar a discussão sobre os aspectos apresentados pelos alunos, estabelecendo comparação entre os depoimentos coletados com os familiares sobre épocas passadas com o próprio cotidiano do aluno.



·        Os alunos deverão ser orientados a também usarem fotos, recortes de jornais e revistas para montar sua linha de tempo.



·        A atividade culminará em exposição dos trabalhos confeccionados em murais ou no site da escola.



3.      Avaliação



·        O aluno será avaliado durante todo o processo de desenvolvimento do trabalho (pesquisa, resumo e utilização dos softwares). Sendo levado em consideração a participação, comportamento e a utilização correta dos softwares apresentados.



4.      Informações adicionais



O trabalho será dividido em três partes:



·        1ª PARTE:



Essa etapa do trabalho se refere à pesquisa do tema, através da Internet, livros, jornais e revistas. De onde se retirará o conteúdo para se desenvolver uma resenha .



Obs.: Esse resumo deverá ser feito utilizando as palavras e pensamentos do aluno com base nos argumentos pesquisados, pois não se trata de uma cópia simplesmente.



·        2ª PARTE:



Nesta etapa do Projeto, o aluno deverá utilizar o Microsoft Power Point ou Movie Maker, onde criará no mínimo cinco (5) slides para apresentar sua pesquisa, seguindo as seguintes recomendações:



1)      O trabalho deverá ter: capa (com título do trabalho); contracapa (com identificação do aluno); introdução; desenvolvimento e conclusão.

2)      Os slides deverão conter efeitos de transição entre eles e conter fotos ou figuras ilustrativas.

3)      O trabalho deverá ser entregue em à professora de Informática na data marcada.



·        3ª PARTE:



            A última etapa do projeto é destinada a apresentação do trabalho para todo o grupo, fomentando assim, uma discussão sobre a importância do “tempo” na história e sua relação com a sociedade dos tempos passados e de seu próprio tempo.



1.      Consciência do tempo: tempo e vida social



·        Iniciar a aula com a leitura da seguinte parlenda:



O tempo perguntou ao tempo
Quanto tempo o tempo tem
O tempo respondeu ao tempo

Que o tempo tem tanto tempo

Quanto tempo o tempo tem



·        Discutir com a turma o que eles compreendem sobre o “tempo”;



·        Após discussão, falar sobre a definição de tempo, sobre nosso sentido do tempo, e que esta noção é abstrata e não absoluta. Deixando claro que “tempo” é diferente de data, horas e calendário, pois estes são convenções para registrar as experiências e controlar o futuro.



·        Comentar sobre o livro “Volta ao mundo em 80 dias” de Júlio Verne, para exemplificar a temática discutida, pois no livro, o herói, prestes a completar sua viagem na direção leste, pensava ter levado mais de 80 dias, mas como não tinha retrocedido seu calendário ao cruzar a linha da data, descobriu na chegada que estava um dia a frente.



·        Apresentar o projeto e calendário das atividades.





2.      Oficina de Vivências



·        Propor aos alunos montar uma linha de tempo no PowerPoint ou Movie Maker, traçando um paralelo entre sua história, a de seus pais e avós, com a história de sua cidade (país ou mundo).



·        A partir de sua própria história, o aluno montará uma apresentação com fotos e depoimentos, de seus pais, tios e avós, tendo como marco de sua linha de tempo, a data de seu próprio nascimento. Ele deverá relacionar fatos que sucederam seu nascimento, assim como os que sejam posteriores, valorizando suas vivências pessoais para comparar hábitos de outras épocas e relativizar padrões de comportamento do próprio tempo. Ele deverá pesquisar com pais e avós, as formas de trabalhos, de vestuário, de pensamento e convivências, como forma de evidenciar as relações sociais, econômicas e políticas que caracterizavam o modo de vida da sociedade em tempos passados, e como eram esses sujeitos em diferentes épocas. Construindo relações entre os eventos e contexto históricos e  como estes, favoreceram a permanência e/ou transformações em épocas distintas.



·        Após apresentação do trabalho, incentivar a discussão sobre os aspectos apresentados pelos alunos, estabelecendo comparação entre os depoimentos coletados com os familiares sobre épocas passadas com o próprio cotidiano do aluno.



·        Os alunos deverão ser orientados a também usarem fotos, recortes de jornais e revistas para montar sua linha de tempo.



·        A atividade culminará em exposição dos trabalhos confeccionados em murais ou no site da escola.



3.      Avaliação



·        O aluno será avaliado durante todo o processo de desenvolvimento do trabalho (pesquisa, resumo e utilização dos softwares). Sendo levado em consideração a participação, comportamento e a utilização correta dos softwares apresentados.



4.      Informações adicionais



O trabalho será dividido em três partes:



·        1ª PARTE:



Essa etapa do trabalho se refere à pesquisa do tema, através da Internet, livros, jornais e revistas. De onde se retirará o conteúdo para se desenvolver uma resenha .



Obs.: Esse resumo deverá ser feito utilizando as palavras e pensamentos do aluno com base nos argumentos pesquisados, pois não se trata de uma cópia simplesmente.



·        2ª PARTE:



Nesta etapa do Projeto, o aluno deverá utilizar o Microsoft Power Point ou Movie Maker, onde criará no mínimo cinco (5) slides para apresentar sua pesquisa, seguindo as seguintes recomendações:



1)      O trabalho deverá ter: capa (com título do trabalho); contracapa (com identificação do aluno); introdução; desenvolvimento e conclusão.

2)      Os slides deverão conter efeitos de transição entre eles e conter fotos ou figuras ilustrativas.

3)      O trabalho deverá ser entregue em à professora de Informática na data marcada.



·        3ª PARTE:



            A última etapa do projeto é destinada a apresentação do trabalho para todo o grupo, fomentando assim, uma discussão sobre a importância do “tempo” na história e sua relação com a sociedade dos tempos passados e de seu próprio tempo.





   
Projeto Biografia


Sugestão enviada pela PR Maria Lúcia


PROJETO MINHA BIOGRAFIA

TEMA:



·        História e o tempo



SÉRIE:



·        6° ano



OBJETIVOS:



·        Distinguir os padrões de mediadas de tempo e construir periodização para os temas;

·        Relacionar a situação presente a experiências passadas;

·        Refletir acerca do conceito de tempo na história;

·        Perceber que o tempo está ligado a experiência pessoal e a memória;



SUGESTÃO DE PROGRAMAS:



·        Internet Explorer

·        PowerPoint ou  Movie Maker



JUSTIFICATIVA:



Estamos tão acostumados a idéia de “tempo” que não paramos para pensar sobre sua importância na construção da nossa história - individual ou coletiva – e muitas vezes não nos damos conta, que esses conceitos nem sempre tiveram a importância que hoje lhes atribuímos. 

É importante lembrar que o tempo está ligado a fala e consequentemente a audição, e que em sua maioria, os povos têm algum método para registrar e marcar o tempo, fundado nas fases da natureza. Ao entender a importância do “tempo” e como ele domina nossas vidas, modo de pensar e agir, talvez possamos entender nossa situação presente e utilizar as experiências passadas numa tentativa para a construção de um futuro melhor.



ROTEIRO DE ATIVIDADES





1.      Consciência do tempo: tempo e vida social



·        Iniciar a aula com a leitura da seguinte parlenda:



O tempo perguntou ao tempo
Quanto tempo o tempo tem
O tempo respondeu ao tempo

Que o tempo tem tanto tempo

Quanto tempo o tempo tem



·        Discutir com a turma o que eles compreendem sobre o “tempo”;



·        Após discussão, falar sobre a definição de tempo, sobre nosso sentido do tempo, e que esta noção é abstrata e não absoluta. Deixando claro que “tempo” é diferente de data, horas e calendário, pois estes são convenções para registrar as experiências e controlar o futuro.



·        Comentar sobre o livro “Volta ao mundo em 80 dias” de Júlio Verne, para exemplificar a temática discutida, pois no livro, o herói, prestes a completar sua viagem na direção leste, pensava ter levado mais de 80 dias, mas como não tinha retrocedido seu calendário ao cruzar a linha da data, descobriu na chegada que estava um dia a frente.



·        Apresentar o projeto e calendário das atividades.





2.      Oficina de Vivências



·        Propor aos alunos montar uma linha de tempo no PowerPoint ou Movie Maker, traçando um paralelo entre sua história, a de seus pais e avós, com a história de sua cidade (país ou mundo).



·        A partir de sua própria história, o aluno montará uma apresentação com fotos e depoimentos, de seus pais, tios e avós, tendo como marco de sua linha de tempo, a data de seu próprio nascimento. Ele deverá relacionar fatos que sucederam seu nascimento, assim como os que sejam posteriores, valorizando suas vivências pessoais para comparar hábitos de outras épocas e relativizar padrões de comportamento do próprio tempo. Ele deverá pesquisar com pais e avós, as formas de trabalhos, de vestuário, de pensamento e convivências, como forma de evidenciar as relações sociais, econômicas e políticas que caracterizavam o modo de vida da sociedade em tempos passados, e como eram esses sujeitos em diferentes épocas. Construindo relações entre os eventos e contexto históricos e  como estes, favoreceram a permanência e/ou transformações em épocas distintas.



·        Após apresentação do trabalho, incentivar a discussão sobre os aspectos apresentados pelos alunos, estabelecendo comparação entre os depoimentos coletados com os familiares sobre épocas passadas com o próprio cotidiano do aluno.



·        Os alunos deverão ser orientados a também usarem fotos, recortes de jornais e revistas para montar sua linha de tempo.



·        A atividade culminará em exposição dos trabalhos confeccionados em murais ou no site da escola.



3.      Avaliação



·        O aluno será avaliado durante todo o processo de desenvolvimento do trabalho (pesquisa, resumo e utilização dos softwares). Sendo levado em consideração a participação, comportamento e a utilização correta dos softwares apresentados.



4.      Informações adicionais



O trabalho será dividido em três partes:



·        1ª PARTE:



Essa etapa do trabalho se refere à pesquisa do tema, através da Internet, livros, jornais e revistas. De onde se retirará o conteúdo para se desenvolver uma resenha .



Obs.: Esse resumo deverá ser feito utilizando as palavras e pensamentos do aluno com base nos argumentos pesquisados, pois não se trata de uma cópia simplesmente.



·        2ª PARTE:



Nesta etapa do Projeto, o aluno deverá utilizar o Microsoft Power Point ou Movie Maker, onde criará no mínimo cinco (5) slides para apresentar sua pesquisa, seguindo as seguintes recomendações:



1)      O trabalho deverá ter: capa (com título do trabalho); contracapa (com identificação do aluno); introdução; desenvolvimento e conclusão.

2)      Os slides deverão conter efeitos de transição entre eles e conter fotos ou figuras ilustrativas.

3)      O trabalho deverá ser entregue em à professora de Informática na data marcada.



·        3ª PARTE:



            A última etapa do projeto é destinada a apresentação do trabalho para todo o grupo, fomentando assim, uma discussão sobre a importância do “tempo” na história e sua relação com a sociedade dos tempos passados e de seu próprio tempo.







BIBLIOGRAFIA:



·        ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1998.

·        FEBVRE, Lucien. O homem do século XVI. Texto adaptado de conferência realizada na USP, em 1949. Mimeo

·        WHITROW, G. F. O tempo na história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1993



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário